Segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar, a aromaterapia é um tratamento curativo que utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais. Contribui assim para ajudar o indivíduo em diversas queixas e desequilíbrios físicos, emocionais e energéticos.
Os óleos essenciais são substâncias químicas concentradas produzidas pelas plantas e são obtidas de flores, folhas, frutos e raízes.
As partículas liberadas pelos óleos estimulam partes do cérebro que auxiliam em diversos tratamentos, como: ansiedade, depressão, insônia, irritabilidade, estresse; além de inúmeras queixas físicas, como alergias respiratórias, resfriados, cortes, fungos, dores em geral, etc.
Confira mais benefícios dos óleos essenciais abaixo:
Atua na concentração e memória
Ativa o sistema imune
Atua no cansaço e falta de energia
Ajuda na tensão muscular
Combate o esgotamento mental
Aumenta líbido e confiança
Diminui medo e insegurança
Melhora o humor e emoções
Induz ao sono e relaxamento
Para ter eficácia no tratamento, é preciso verificar a qualidade dos óleos, o método de aplicação e o conhecimento de quem utiliza. Se for necessário busque um terapeuta para lhe ajudar! Os efeitos são a nível psicológico, energético e fisiológico.
Como terapeuta integrativa, a aromaterapia é um dos recursos que gosto de utilizar em conjunto com o Reiki em razão de complementar o tratamento fora do consultório, dando autonomia ao paciente, podendo ser no campo emocional e/ou energético de acordo com a necessidade individual.
Nadia Santos – Terapeuta Integrativa e Mestre Reiki.