Os Cinco Princípios do Reiki – Gokai

O que são os cinco princípios do Reiki?

Os cinco princípios do Reiki ou também chamado de Gokai em japonês, são regras de conduta do Reiki em que todo o praticante de Reiki segue como guia de vida para sua jornada como Reikiano e também serve de apoio para o nosso desenvolvimento pessoal, além de atuar como uma reflexão diária para nosso adiantamento.

Para que servem os princípios do Reiki?

Os princípios do Reiki servem para nos levar ao caminho da felicidade e evolução espiritual. Ao se avaliar dentro dos princípios você perceberá em que etapa se encontra na evolução e o que precisa ser melhorado.

Seguindo o Gokai você estará mais preparado para aplicar o Reiki, utilizando como preceito para sua vida e de coração aberto, aumentará sua compaixão por todos os seres e terá intenção de transformar suas atitudes para uma completa harmonização. Sugere-se recitá-los de manhã e a noite, como uma oração. Antes de começar, faça uma respiração profunda com tranquilidade e em gassho (mãos em posição de prece).

Quais são os cinco princípios do Reiki?

Existem diversas diversas traduções para os cinco princípios do Reiki, mas todos expressam o mesmo sentimento e essência. Uma das versões:

SÓ POR HOJE NÃO SINTO RAIVA (SOU CALMO)

SÓ POR HOJE NÃO ME PREOCUPO (CONFIO)

SÓ POR HOJE SOU GRATO

SÓ POR HOJE TRABALHO ARDUAMENTE SOBRE MIM MESMO

SÓ POR HOJE SOU AMÁVEL E TENHO COMPAIXÃO PARA COM TODOS OS SERES (SOU BONDOSO)

Por que em cada frase dos princípios do Reiki inicia-se com: SÓ POR HOJE (KYO DAKE WA)?

É para expressar o quanto é importante vivermos o presente momento, que cada dia é importante e temos que viver nele. O único tempo que realmente existe é o hoje. Ensina-se a valorizar cada dia, como sendo o único e que temos que ter consciência que nossa existência é efêmera.

Em tudo que realizar ou não, esteja completamente no “aqui e agora” no presente, com uma presença amorosa e compaixão por todos os seres.

Conforme o Sensei Mikao Usui, todas as doenças do corpo e do espírito, assim como as doenças kármicas, podem ser tratadas por meio do Reiki. Isso não significa necessariamente que essas doenças será curadas ao londo da vida, no plano físico, e sim que elas terão cumprido nessa existência seu sentido e sua razão de ser.

Nós próximos posts iremos explicar sobre cada princípio!

Muita luz! ♥

Nadia Santos – Terapeuta Reiki e Floral em Curitiba. Dúvidas ou consulta entre em contato pelo e-mail: reikinadiasantos@gmail.com ou WhatsApp: (41) 99912-9885.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Especialização em Psicologia Transpessoal

Pós Graduação em Psicologia Transpessoal com Habilitação ao Magistério Superior na Faculdade Espírita – Curitiba/PR.

Diplomada em Terapias Integrativas e Complementares

Centro Universitário de Maringá/PR.

Mestrado em Terapia Reiki, no Sistema Reiki Usui Tradicional

Habilitação no nível Mestre 3B, com atuação terapêutica, em cursos e iniciações, de acordo com as diretrizes para terapias energéticas da OMS e da Associação de Mestres e Terapeutas Reiki – Usui Shiki Reiki Ryoho, pelo mestre José Joacir dos Santos, Presidente da Associação de Mestres e Terapeutas Reiki do Distrito Federal.

Mestrado no Sistema Reiki Original do Japão (Gendai Reiki Ho)

Certificação em terapia Reiki em nível MESTRE 3B – Sensei – Gokukaiden, com habilitação para ministrar cursos, iniciar alunos e atuar terapêuticamente. Instituto Gendai, escola de mestres e terapeutas Reiki – Gendai Reiki Healing Kyokkai, com certificação do sensei Hiroshi Doi (linhagem mais próxima de Mikao Usui – fundador do Reiki).

Sistema Ocidental

Níveis I, II, e IIIA, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas e Difusão do Reiki no Rio de Janeiro (Escola Tradicional de Reiki Mikao Usui), pelo mestre Johnny De´Carli, recebeu os seus ensinamentos de Fuminori Aoki (Tóquio) e Hiroshi Doi (Quioto), no Japão, linhagens mais próximas de Sensei Mikao Usui, é Presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Difusão do Reiki.

Sistema Tibetano

Níveis I, II, e IIIA, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas e Difusão do Reiki no Rio de Janeiro (Escola Tradicional de Reiki Mikao Usui), pelo mestre e escritor Johnny De´Carli.

Sistema Osho Neo Reiki

Níveis I, II, e IIIA, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas e Difusão do Reiki no Rio de Janeiro (Escola Tradicional de Reiki Mikao Usui), pelo mestre e escritor Johnny De´Carli.

Sistema Kahuna

Níveis I, II, e IIIA, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas e Difusão do Reiki no Rio de Janeiro (Escola Tradicional de Reiki Mikao Usui), pelo mestre e escritor Johnny De´Carli

Terapeuta Floral

Curso de Florais de Bach pelo Instituto Brasileiro de Terapias e Ensino – centro e faculdade de formação profissional na área de terapias orientais e fisioterapia.

Radiestesia aplicada e mesas radiônicas

Francisco Borrello Cursos e Consultoria - São Paulo/SP

Cromoterapia

Francisco Borrello Cursos e Consultoria - São Paulo/SP.

Diplomada Bacharel em Direito pela PUC-PR

Atuei na área jurídica e fui empresária durante 5 anos. Após estudos da Medicina Oriental, me interessei em algumas práticas terapêuticas, realizei diversos cursos e tão logo senti uma grande afinidade e amor pelo Reiki, assim decidi realizar redirecionamento profissional para ajudar pessoas, que sempre foi meu propósito de vida.


Hospital Universitário Cajuru

Aplicação de Reiki nos colaboradores do hospital. Presta serviços em várias especialidades, sendo referência no atendimento ao trauma, em urgências e emergências cirúrgicas. Maior hospital Pronto-Socorro do Paraná, tem como expertises os procedimentos cirúrgicos nas áreas de cirurgia geral e do trauma, cirurgia ortopédica e neurológica.

Hospital Pequeno Príncipe

Aplicação de Reiki nos colaboradores do hospital. Pioneirismo nos direitos e no bem-estar das crianças e adolescentes e precursor de política pública. O foco na eficiência tecnocientífica que o Hospital Pequeno Príncipe coloca nas suas atividades de assistência tem na humanização o seu complemento essencial. Não há como conceber o saber fazer da pediatria sem a dimensão humana do cuidar (http://pequenoprincipe.org.br/hospital/o-hospital/).

Pequeno Cotolengo Paranaense

Aplicação de Reiki em pessoas com deficiências múltiplas. Instituição filantrópica que atua há 50 anos com o objetivo de oferecer acesso à acolhimento, saúde e educação para pessoas com deficiências, abandonadas pelas famílias ou em situação de risco.

Associação Caminho da Vida Lar Dona Vera

Desde 1996 abriga crianças retiradas da guarda dos pais pelo Conselho Tutelar devido a denúncias de maus tratos e violência. Aplicação de Reiki nos bebês e crianças de 2 a 12 anos.

Associação das Amigas da Mama (AAMA)

Fundada em agosto de 2001, através da união de mulheres que vivenciaram o câncer de mama, que se conheceram através do convívio durante o tratamento contra a doença. Sessões de Reiki nas mulheres em tratamento contra o câncer de mama.

Instituto Florescer

Sessões de Reiki na Casa de Repouso nos idosos e funcionários do Florescer, uma empresa comprometida com a qualidade de vida da pessoa idosa.

Santuário/Igreja São Leopoldo Mandic

Atendimento individualizado de Reiki para a comunidade local visando saúde e bem-estar.

A importância da linhagem na Técnica do Reiki:

Caracteriza-se uma linhagem por uma transmissão da continuidade dos conhecimentos de forma segura e funcional; representa passar os conhecimentos práticos que funcionaram e deram resultados reais e comprovados. O Reiki somente é transmitido dentro da linhagem que iniciou com o fundador do Reiki – Mikao Usui.

Linhagem da Mestre Reiki Nadia Santos:

Descende do Hiroshi Doi que é uma das mais próximas de Mikao Usui e está assim distribuída: Mikao Usui: 1° presidente – foi fundador de Usui Reiki Ryoho Gakkai e desenvolveu o método Reiki, que denominou Usui Reiki Ryoho. Kanichi Taketomi: 3° presidente. Kimiko Koyama 6° presidente (1932). Hiroshi Doi – linhagem cultivada pelo mestre vivo Hiroshi Doi membro da escola fundada por Mikao Usui.