
A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por queixas dolorosas neuromusculares difusas, em que os pacientes apresentam dor generalizada. Além de outros sintomas como: insônia, fadiga, ansiedade, depressão, problemas gástricos, cólon irritável, cefaleia, rigidez e fraqueza muscular e déficits de memória.
De acordo com o Colégio Americano de Reumatologia os fatores para diagnosticar a fibromialgia, são:
- Dor difusa em cinco a sete partes do corpo por mais de três meses
- Cansaço crônico
- Insônia e distúrbios do sono
- Prisão de ventre e diarreia frequentes
- Vontade de urinar constante
- Problemas de memória
- Suor em excesso
- Sensibilidade ao frio

Fonte: reumatologiapr.com.br
Causas da fibromialgia:
Estresse e traumas: perdas de entes queridos, conflitos em casa e de relacionamentos, traumas gerais, de infância e acidentes.
Sensibilização central:
Pacientes com fibromialgia têm uma alteração neuroquímica no sistema nervoso central, que aumenta a percepção da dor. Possuem menos substâncias que inibem essa sensação e mais moléculas encarregadas de amplificá-la.
Distúrbios psíquicos:
É frequente em portadores de fibromialgia a ansiedade e depressão e também pode desencadeá-la em consequência da convivência diária da dor crônica.
Menos fibras nervosas:
De acordo com os reumatologistas Xavier Caro, do Hospital Northridge, e Earl Winter, da Universidade North Central, ambos nos Estados Unidos, pacientes de fibromialgia apresentam uma menor densidade de fibras nervosas na epiderme, o que poderia explicar as dores constantes.
Agentes infecciosos:
A fibromialgia pode aparecer após infecções virais e bacterianas.

Fonte: abrafibro

Reiki como tratamento complementar para fibromialgia

Reiki para fibromialgia é terapia energética para atuar onde a energia está em deficit e para desbloquear excessos de energias não compatíveis. Há zonas de maior atenção para trabalhar, onde a ficha de Anamnese é imprescindível para um maior resultado. Alguns pacientes apresentam outras questões e algumas dores são causadas por razões psicossomáticas, desta forma, caso o paciente não mude seus padrões comportamentais, não haverá muito o que fazer (nem os remédios serão muito eficazes!), por isso tão importante o Reiki no auxílio no equilíbrio emocional e mental, além do trabalho do terapeuta Reiki no apoio emocional em conjunto com o paciente. É necessário uma conscientização de quem faz o tratamento, uma aceitação de mudanças e receptividade da terapia Reiki, e que o profissional ajude neste despertar.
Se você sofre de fibromialgia e gostaria de realizar um tratamento com terapia Reiki entre em contato! Vamos conversar! ♥
Muita Luz! Nadia Santos – Terapeuta Reiki. E-mail: reikinadiasantos@gmail.com ou WhatsApp: (41) 99912-9885