O que é Reiki?

A palavra Reiki é composta por dois kanji, duas palavras japonesas Rei + Ki, o REI significa alma, espírito, Deus e universo e o KI energia, sendo assim seu significado básico é: Energia Universal.

O Reiki é uma terapia complementar e integrativa à medicina, que auxilia no equilíbrio geral da saúde. A terapia Reiki tem uma perspectiva holística, assim auxilia na revitalização da saúde no campo físico, emocional, mental e energético. É uma técnica japonesa de imposição de mãos, que transmite a energia Reiki, em que o tratamento é realizado pelo contato leve ou mesmo sem o contato direito em partes específicas do corpo (chakras e outros pontos) e nos locais de necessidade do atendido, assim realinha o fluxo de energia vital, trazendo como consequência o equilíbrio geral da saúde física, emocional e mental.

A profissão de terapeuta Reiki é reconhecida oficialmente pelo Ministério do Trabalho. O Reiki encontra-se enquadrado dentro das atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana, recebendo o código 8690-9/01 da CONCLA (Comissão Nacional de Classificação), órgão responsável pela classificação de profissões. Outras informações, clique AQUI.  

Em junho de 2007, em Genebra, Suíça, a Organização Mundial da Saúde (OMS), publicou, às Orientações Normativas sobre o Tratamento da Dor. Entre as modalidades de tratamentos sem o uso de drogas está enquadrado a terapia Reiki. O documento aponta para a necessidade de se incluir, no tratamento médico, outras dimensões biológicas, fisiológicas, sociais e espirituais. Para ler o texto original em inglês, clique AQUI.

REIKI E O SUS (Sistema Único de Saúde)

Na Portaria 849 do Ministério da Saúde foi publicado no Diário Oficial da União em 27 de março de 2017, a inclusão do Reiki como uma prática integrativa na tabela de procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, na categoria ações de promoção e prevenção em saúde. Segundo o ministério da saúde, (portaria 849), qualifica a prática do Reiki, como uma prática de imposição de mãos que usa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde. Baseado na concepção vitalista de saúde e doença também presente em outros sistemas terapêuticos, considera a existência de uma energia universal canalizada que atua sobre o equilíbrio da energia vital com o propósito de harmonizar as condições gerais do corpo e da mente de forma integral.

A terapêutica objetiva fortalecer os locais onde se encontram bloqueios – “nós energéticos” – eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular, de forma a restabelecer o fluxo de energia vital.

A prática promove a harmonização entre as dimensões físicas, mentais e espirituais. Estimula a energização dos órgãos e centros energéticos. A prática do Reiki, leva em conta dimensões da consciência, do corpo e das emoções, ativa glândulas, órgãos, sistema nervoso, cardíaco e imunológico, auxilia no estresse, depressão, ansiedade, promove o equilíbrio da energia vital. Vejam a publicação oficial, clique AQUI.

O mestre Reiki e escritor Johnny de Carly, define que ao receber uma aplicação de energia Reiki, o corpo do receptor relaxa e o batimento cardíaco atinge o seu nível de repouso, assim como diminui a freqüência respiratória. Ao final de uma sessão de Reiki, alguns receptores se sentem como que acordando depois de uma noite longa de sono. Os tratamentos do método Reiki liberam tensões, intensificando as habilidades do corpo. As pessoas vencem dores que as atormentavam durante anos, fazendo-as sentirem-se mais amorosas, felizes e receptivas. A energia Reiki melhora o sistema imunológico, desintoxica, equilibra e amplia nossa energia. Face à renovação constante de nossos tecidos, a energia Reiki muda a estrutura química do corpo, ajudando a restaurar os músculos, os nervos, o esqueleto e a regenerar órgãos. Age em tudo que precisa ser modificado nos organismos físico e etérico. Observamos melhoras em casos difíceis de prisão de ventre, com poucas aplicações. Direciona-se à origem dos problemas que, em geral, são emocionais. A energia Reiki ajuda a liberar emoções bloqueadas. Acaba com traumas emocionais do presente e do passado. Promove calma e bem-estar. O método Reiki é um ótimo recurso para equilibrar os sete principais chacras (centros energéticos), localizados da base da coluna ao topo da cabeça. 

REIKI E RELIGIÃO

Muitos confundem o Reiki com prática religiosa e não há qualquer linha ou doutrina espiritual envolvida com a terapia Reiki. A espiritualidade é própria do indivíduo, quando afirma-se que o Reiki auxilia no campo espiritual, é nesse sentido. O Reiki ajuda no autoconhecimento, na busca do despertar interior e para muitas pessoas o transcender do corpo. Não é necessário, aderir a uma religião determinada para desenvolver a espiritualidade, relaciona-se com a busca do sentido da vida que transcende o mundano.

“A propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio.” (GUIMARÃES, Hélio Penna, o impacto da espiritualidade na saúde física).

Reiki é para todos! O Reiki é uma terapia que não possuí contraindicação! Se harmonize e equilibre com o REIKE!

ORIGEM DO REIKI

Quem fundou o Reiki foi o mestre Mikao Usui, que nasceu em 1865 e originalmente era denominado Usui Reiki Ryoho, a prática de Reiki foi desenvolvida por ele no Japão em 1922.

Mikao Usui deixou sua cidade natal no município de Gifu e depois de experimentar diferentes ocupações começou a considerar o propósito da vida, após uma longa busca chegou à conclusão que o propósito da vida era alcançar Anshin Ritsumei (iluminação espiritual). A partir desta compreensão Mikao Usui se esforçou ao máximo para atingir esse estado, realizando práticas de Zen e meditação no templo Kioto. Não alcançando o estado mental que almejava, decidiu arriscar a vida em uma meditação em jejum no Monte Kurama. Assim, depois de 21 dias, sentiu que sua energia interna ecoava com a energia universal e conseguiu ser uno com o universo. Compreendeu que o Reiki era a vibração transformadora do universo e o caminho para conseguir saúde e felicidade consistiria em viver a vida vibrando com Reiki.

Enquanto voltava para casa, passou por algumas experiências de cura, assim se deu conta de que o Universo lhe havia dado a capacidade de curar. Mikao Usui então compreendeu e decidiu que iria compartilhar essa experiência com tantas pessoas quanto possível, com a imposição de mãos como ponto de partida desta prática, transmitindo assim o proposito da vida, que é da iluminação espiritual. Desta forma, denominou está prática como Usui Reiki Ryoho, fundou em Tokio (Abril de 1922) a Usui Reiki Ryoho Gakkai e começou a compartilhar e ensinar Reiki a um grande número de pessoas.

O que é Usui Reiki Ryoho (técnica terapeutica Reiki Usui)? Mikao Usui: “A técnica tem por objetivo, primeiramente, a saúde da mente e, secundariamente, a saúda física. Fortalece a mente e o físico. Serve também para direcionar um caminho correto de vida, observando as palavras deixadas pelo Imperador Meiji (Cinco Princípios). Se a mente estiver no caminho correto e saudável, o corpo físico será fortalecido naturalmente. Sendo assim, será missão da Usui Reiki Ryoho completar física e psicologicamente uma vida com paz e prazer, ajudando no tratamento de problemas de saúde de outros e promovendo, assim, a felicidade de si próprio e de terceiros”. (Parte da única entrevista do Mikao Usui, no manual do terapeuta profissional).

Mikao Usui adotou 5 princípios para que seus alunos pudessem se manter mais elevados para se conectar com o Reiki, é referido em japonês como Gokai. Esses preceitos tem como objetivo auxiliar no equilíbrio, no desenvolvimento pessoal e na elevação da consciência.

Há diversas versões para os 5 princípios, mas todos querem dizer a mesma coisa em sua essência. Segue uma das versões:

SÓ POR HOJE NÃO SINTO RAIVA (SOU CALMO)

SÓ POR HOJE NÃO ME PREOCUPO (CONFIO)

SÓ POR HOJE SOU GRATO

SÓ POR HOJE TRABALHO ARDUAMENTE SOBRE MIM MESMO

SÓ POR HOJE SOU AMÁVEL E TENHO COMPAIXÃO PARA COM TODOS OS SERES (SOU BONDOSO)

Que tal recitar o gokai?   Não é só para praticantes de Reiki, mas também para qualquer pessoa. Em posição de oração repita os princípios na parte da manhã e a noite com o coração e sinta a mudança!

Muita luz!  ♥ Nadia Santos – Terapeuta Reiki.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Especialização em Psicologia Transpessoal

Pós Graduação em Psicologia Transpessoal com Habilitação ao Magistério Superior na Faculdade Espírita – Curitiba/PR.

Diplomada em Terapias Integrativas e Complementares

Centro Universitário de Maringá/PR.

Mestrado em Terapia Reiki, no Sistema Reiki Usui Tradicional

Habilitação no nível Mestre 3B, com atuação terapêutica, em cursos e iniciações, de acordo com as diretrizes para terapias energéticas da OMS e da Associação de Mestres e Terapeutas Reiki – Usui Shiki Reiki Ryoho, pelo mestre José Joacir dos Santos, Presidente da Associação de Mestres e Terapeutas Reiki do Distrito Federal.

Mestrado no Sistema Reiki Original do Japão (Gendai Reiki Ho)

Certificação em terapia Reiki em nível MESTRE 3B – Sensei – Gokukaiden, com habilitação para ministrar cursos, iniciar alunos e atuar terapêuticamente. Instituto Gendai, escola de mestres e terapeutas Reiki – Gendai Reiki Healing Kyokkai, com certificação do sensei Hiroshi Doi (linhagem mais próxima de Mikao Usui – fundador do Reiki).

Sistema Ocidental

Níveis I, II, e IIIA, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas e Difusão do Reiki no Rio de Janeiro (Escola Tradicional de Reiki Mikao Usui), pelo mestre Johnny De´Carli, recebeu os seus ensinamentos de Fuminori Aoki (Tóquio) e Hiroshi Doi (Quioto), no Japão, linhagens mais próximas de Sensei Mikao Usui, é Presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Difusão do Reiki.

Sistema Tibetano

Níveis I, II, e IIIA, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas e Difusão do Reiki no Rio de Janeiro (Escola Tradicional de Reiki Mikao Usui), pelo mestre e escritor Johnny De´Carli.

Sistema Osho Neo Reiki

Níveis I, II, e IIIA, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas e Difusão do Reiki no Rio de Janeiro (Escola Tradicional de Reiki Mikao Usui), pelo mestre e escritor Johnny De´Carli.

Sistema Kahuna

Níveis I, II, e IIIA, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas e Difusão do Reiki no Rio de Janeiro (Escola Tradicional de Reiki Mikao Usui), pelo mestre e escritor Johnny De´Carli

Terapeuta Floral

Curso de Florais de Bach pelo Instituto Brasileiro de Terapias e Ensino – centro e faculdade de formação profissional na área de terapias orientais e fisioterapia.

Radiestesia aplicada e mesas radiônicas

Francisco Borrello Cursos e Consultoria - São Paulo/SP

Cromoterapia

Francisco Borrello Cursos e Consultoria - São Paulo/SP.

Diplomada Bacharel em Direito pela PUC-PR

Atuei na área jurídica e fui empresária durante 5 anos. Após estudos da Medicina Oriental, me interessei em algumas práticas terapêuticas, realizei diversos cursos e tão logo senti uma grande afinidade e amor pelo Reiki, assim decidi realizar redirecionamento profissional para ajudar pessoas, que sempre foi meu propósito de vida.


Hospital Universitário Cajuru

Aplicação de Reiki nos colaboradores do hospital. Presta serviços em várias especialidades, sendo referência no atendimento ao trauma, em urgências e emergências cirúrgicas. Maior hospital Pronto-Socorro do Paraná, tem como expertises os procedimentos cirúrgicos nas áreas de cirurgia geral e do trauma, cirurgia ortopédica e neurológica.

Hospital Pequeno Príncipe

Aplicação de Reiki nos colaboradores do hospital. Pioneirismo nos direitos e no bem-estar das crianças e adolescentes e precursor de política pública. O foco na eficiência tecnocientífica que o Hospital Pequeno Príncipe coloca nas suas atividades de assistência tem na humanização o seu complemento essencial. Não há como conceber o saber fazer da pediatria sem a dimensão humana do cuidar (http://pequenoprincipe.org.br/hospital/o-hospital/).

Pequeno Cotolengo Paranaense

Aplicação de Reiki em pessoas com deficiências múltiplas. Instituição filantrópica que atua há 50 anos com o objetivo de oferecer acesso à acolhimento, saúde e educação para pessoas com deficiências, abandonadas pelas famílias ou em situação de risco.

Associação Caminho da Vida Lar Dona Vera

Desde 1996 abriga crianças retiradas da guarda dos pais pelo Conselho Tutelar devido a denúncias de maus tratos e violência. Aplicação de Reiki nos bebês e crianças de 2 a 12 anos.

Associação das Amigas da Mama (AAMA)

Fundada em agosto de 2001, através da união de mulheres que vivenciaram o câncer de mama, que se conheceram através do convívio durante o tratamento contra a doença. Sessões de Reiki nas mulheres em tratamento contra o câncer de mama.

Instituto Florescer

Sessões de Reiki na Casa de Repouso nos idosos e funcionários do Florescer, uma empresa comprometida com a qualidade de vida da pessoa idosa.

Santuário/Igreja São Leopoldo Mandic

Atendimento individualizado de Reiki para a comunidade local visando saúde e bem-estar.

A importância da linhagem na Técnica do Reiki:

Caracteriza-se uma linhagem por uma transmissão da continuidade dos conhecimentos de forma segura e funcional; representa passar os conhecimentos práticos que funcionaram e deram resultados reais e comprovados. O Reiki somente é transmitido dentro da linhagem que iniciou com o fundador do Reiki – Mikao Usui.

Linhagem da Mestre Reiki Nadia Santos:

Descende do Hiroshi Doi que é uma das mais próximas de Mikao Usui e está assim distribuída: Mikao Usui: 1° presidente – foi fundador de Usui Reiki Ryoho Gakkai e desenvolveu o método Reiki, que denominou Usui Reiki Ryoho. Kanichi Taketomi: 3° presidente. Kimiko Koyama 6° presidente (1932). Hiroshi Doi – linhagem cultivada pelo mestre vivo Hiroshi Doi membro da escola fundada por Mikao Usui.